Armazenamento de insumos: descubra a maneira certa de armazenar os seus produtos

8 minutos para ler

O armazenamento de insumos é, sem dúvida, uma das principais etapas do processo de logística. Este aspecto vai além da guarda dos produtos em um local. O armazenamento de insumos, mercadorias, matérias-primas devem seguir uma série de técnicas para manter sua integridade e, assim, garantir o fluxo contínuo dos produtos.

O armazenamento de insumos de forma adequada diminui os custos de armazenagem, minimiza desperdícios e garante eficiência na gestão dos produtos. Dessa forma, é possível evitar o mau acondicionamento dos materiais, expiração de prazos de validade, como também excesso e falta de insumos na produção.

Assim, seguir as regras corretas para armazenamento de insumos, respeitando as peculiaridades de cada produto é a solução para garantir que os produtos mantenham suas características originais e cheguem com qualidade ao consumidor final. Continue atento a este artigo para descobrir a maneira certa para realizar a armazenagem! 

Quais cuidados devem ser observados no armazenamento de insumos?

A área para armazenamento de insumos deve ser definida levando em consideração sua localização e acesso. Quanto mais próximo dos centros distribuidores, menores são os custos com esta atividade.

Além disso, é preciso que o espaço interno do galpão de armazenamento de insumos permita rapidez e mobilidade no manuseio dos produtos. Assim, é possível que ocorra a correta distribuição de cada um deles, otimizando, também, as tarefas executadas pelos responsáveis pelo local.

A possibilidade de aumento ou diminuição da área do local de armazenamento de insumos também é um aspecto a ser levado em consideração. Isto porque a flexibilização do espaço permite o enfrentamento de oscilações do mercado para a demanda dos produtos.

Ademais, é imprescindível considerar a especificidade de cada produto quando se fala em armazenagem. 

As características do produto

O armazenamento de insumos alimentícios, por exemplo, requer atenção redobrada, já que se trata de produtos perecíveis, cujos prazos de validade devem ser controlados e monitorados. Da mesma maneira, estes produtos mostram-se, muitas vezes, sensíveis à temperatura do ambiente. 

Outrossim, o armazenamento de insumos farmacêuticos exige condições ideais de temperatura, umidade e higiene ainda mais controladas, devido às características dos produtos.

Por outro lado, o armazenamento de insumos do setor automobilístico não exige preocupação com prazos de validade. Porém, podem demandar cuidados especiais de acordo com a composição de cada produto, que podem até, apresentar periculosidade em sua classificação.

Armazenamento de insumos alimentícios

O armazenamento de insumos é um grande desafio para o setor de alimentos. A otimização dos espaços e a triagem dos produtos armazenados podem trazer resultados positivos e melhorar a eficiência do negócio.

Os produtos perecíveis exigem cuidado especial, em relação aos seus prazos de validade devem ser controlados e monitorados. Para estes, o sistema PEPS é o recomendado, já que preconiza que o primeiro produto que entra é o primeiro que sai. PEPS significa “Primeiro Entra, Primeiro Sai”. E FIFO é a denominação do método em inglês, ou seja, First In, First Out. Assim, gera-se uma movimentação que auxilia na utilização dos produtos atendendo aos seus prazos de validade corretamente. 

Além disso, as condições de temperatura do ambiente e umidade do ar também influenciam na qualidade dos produtos perecíveis. Alguns necessitam de temperaturas resfriadas para armazenagem; outros de temperaturas congeladas e outros de temperatura ambiente. Em relação à umidade, é imprescindível proporcionar um sistema de empilhamento que favoreça a circulação de ar no local. 

Armazenamento de insumos não perecíveis

O armazenamento de insumos não perecíveis utiliza o sistema UEPS, que segue a ordem inversa ao PEPS. UEPS significa “Último a entrar, primeiro a sair”. Neste sistema, o material mais recente no estoque, ou seja, com menor tempo de armazenagem, é despachado primeiro. 

Este método merece atenção, pois pode tornar o saldo do valor em estoque subestimado, já que o saldo final é baseado no valor de composição dos primeiros lotes comprados. Ou seja, pode haver divergência entre o custo da mercadoria vendida e o custo do estoque remanescente, uma vez que nem sempre lotes distintos de produtos possuem o mesmo valor monetário.

Armazenamento de fertilizantes

As recomendações e regras para o armazenamento de fertilizantes objetivam definir as boas condições para a armazenagem dos produtos, a fim de manter suas propriedades originais, preservar sua qualidade e garantir a segurança. 

O fertilizante deve manter-se livre de contaminações e isento de possibilidade de umidade ou empedramento. As regras principais de preservação da qualidade dos fertilizantes envolvem:

  • Evitar a absorção de umidade no ambiente.
  • Prevenir a contaminação com outros materiais, qualquer que seja sua composição.
  • Observar as boas regras de higiene e limpeza. 
  • Armazenagem distante de fontes de calor e de substâncias explosivas. 
  • Observância de precauções contra incêndio. 
  • Evitar confinamento extremo. 

Dicas para o armazenamento de insumos

Confira  algumas dicas para o armazenamento de insumos com qualidade:

  • Organização e controle da entrada e saída de insumos do local de armazenamento: esta ação pode ser feita por meio de um software de gestão de estoques, ou mesmo por uma planilha eletrônica. Porém, deve ser realizada com a máxima atenção dos responsáveis para garantir uma eficiente gestão das mercadorias.
  • Preservação das embalagens originais dos produtos: esta ação garante não somente sua integridade e qualidade, como facilita o seu manuseio e fornece mais velocidade às operações.
  • Armazenamento correto das mercadorias: o ideal é que os materiais que apresentam maior giro fiquem mais próximos à recepção dos galpões, o que oferece mais agilidade na recepção e expedição. Os insumos não movimentados com frequência podem ficar em posição intermediária ou mais distantes.
  • O layout do galpão deve considerar o fluxo de operações, movimentação de equipamentos e dos funcionários. Portanto, o espaço deve ser amplamente aproveitado, organizado, flexível e sinalizado, garantindo a eficiência da armazenagem.
  • Organização e limpeza são ações básicas para manter o local conservado e livre de acidentes. As mercadorias têm que ser mantidas nos seus devidos lugares e os locais de circulação devem estar livres. O que não serve, deve ser descartado. Os pisos e paredes devem ser constantemente higienizados, mantendo a limpeza do local.
  • O ambiente deve ser iluminado de forma eficiente e econômica e o local deve possuir sistemas de segurança contra incêndio. Além disso, a circulação de ar deve proporcionar a agradabilidade do ambiente e o bem-estar dos funcionários, garantindo, complementarmente, a qualidade dos produtos armazenados.

Quer saber como podemos te ajudar? Fale com um de nossos especialistas.

Qual o melhor tipo de armazenamento de insumos?

A solução adequada para o armazenamento de insumos é o galpão de lona. Sua composição flexível treliçada, revestida em lona, confeccionada em aço carbono e galvanizada a fogo, oferece durabilidade à estrutura e alta resistência às intempéries.

Conheça mais sobre o galpão de lona [Galpão de lona: X benefícios para o seu negócio]

Os galpões de lona apresentam diversas vantagens em relação aos galpões tradicionais para o armazenamento de insumos, como:

  • Montagem extremamente rápida.
  • Flexibilidade e adaptabilidade, devido à sua fácil montagem e desmontagem.
  • Facilidade na montagem, já que pode ser instalado em qualquer terreno.
  • Isenção de pagamento de IPTU para a área do galpão.
  • Garantia de produtos estocados com segurança e eficiência.
  • Possibilidade de instalação de itens adicionais, que proporcionam condições ambientais adequadas para o armazenamento de insumos com as mais diversas singularidades.

Conclusão 

Os galpões de lona da Reconlog são a revolução no armazenamento de insumos para os diversos produtos, dos variados setores da economia: sua instalação é rápida, personificada e apresenta custo baixo, em relação aos galpões tradicionais.

Saiba como personalizar seu galpão de lona

Com profissionalismo, respeito e transparência, valores que adota como premissa, a Reconlog também atende demandas emergenciais e monta os galpões lonados imediatamente após o fechamento do contrato.

Conheça mais sobre o galpão de lona para armazenamento de insumos

Assim, os galpões de lona são a inovação em locais para o armazenamento de insumos, já que conseguem atender às demandas de armazenagem do mercado com segurança e versatilidade.

O que achou deste conteúdo? Continue acompanhando os posts no blog. Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo.

Posts relacionados
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments