Armazenamento de máquinas agrícolas: o que você precisa considerar ao escolher um galpão

6 minutos para ler

Maquinários que atuam na lavoura devem se manter em constante atividade e pleno desempenho, especialmente nas entressafras no agronegócio. Contudo, embora essas ferramentas operacionais sejam robustas e desenvolvidas para oferecerem um longo tempo de vida útil, algumas sazonalidades e particularidades aceleram sua deterioração, afetando a produtividade no campo e elevando custos operacionais.

Escolher um galpão para guardar máquinas agrícolas e, ao mesmo tempo, viabilizar a operação logística na fazenda, é uma decisão que exige que muitos fatores sejam analisados, riscos considerados e investimentos planejados.


Por isso, preparamos este post para que você saiba o que considerar ao escolher o melhor galpão para guardar máquinas agrícolas. Além disso, mostraremos também algumas boas práticas sobre como armazenar maquinários e ferramentas sem comprometer o manuseio e movimentação. Confira agora!

5 dicas para armazenar as máquinas agrícolas

1. Guarde as máquinas em local coberto

Os agentes climáticos, como chuva, ventos fortes, incidência de luz solar e poeira são intempéries de peso quando se trata do desgaste de componentes e peças de máquinas e equipamentos.


É altamente recomendado que o maquinário seja guardado sob uma cobertura resistente e impermeável e que cubra também as laterais, como um galpão flexível com lona de alta resistência.

2. Evite alta umidade

Itens metálicos, como fiação e componentes internos, estofado e pintura são altamente suscetíveis a sofrerem deterioração quando entram em contato com a umidade. Tanto a performance quanto a durabilidade de articulações, peças, rolamentos e outras partes que necessitam de lubrificação são comprometidas.

Portanto, além de manter a manutenção e a limpeza das máquinas sempre em dia, é importante guardá-las em locais com umidade controlado, preferencialmente abaixo de 65%.

3. Lubrificação apenas em áreas necessárias

Pulverizar óleo de lubrificação de máquinas em partes que não são indicadas é um hábito comum para muitos donos de equipamentos agrícolas, como sobre o motor ou mangueiras para evitar os efeitos da umidade.

Contudo, isso só acelera o processo de deterioração, pois o óleo resseca precocemente itens de metal e borracha, fazendo com que tenham que ser substituídos antes do prazo estipulado pelo fabricante.

4. Mantenha os pneus calibrados

Pneus de tratores e outras máquinas pesadas realizam constante esforço devido ao peso desses maquinários. Além disso, também é comum que acabem murchando quando ficam inativos por longos períodos. Portanto, mantenha os pneus sempre calibrados para evitar ter de substituí-los.

5. Evite longos períodos de inatividade

Como dito anteriormente, se determinados maquinários ficam parados por muito tempo, como tratores ou até mesmo veículos menores, os pneus murcham e podem precisar ser trocados precocemente. Além disso, outras partes também sofrem com os efeitos da ociosidade, como bateria, motor e outros itens móveis.

É altamente recomendado que as máquinas agrícolas sejam ligadas e movimentadas de tempos em tempos, se possível semanalmente, pois isso ajuda a manter a bateria recarregada, o interior do motor lubrificado e, ainda, evita a deformação dos pneus.

Quais as principais características que o galpão para armazenagem de máquinas agrícolas precisa ter?

Antes de começar a construir um galpão para guardar máquinas agrícolas é preciso ter em mente que essas ferramentas exigem cuidados de armazenamento específicos. Para que ofereçam um desempenho satisfatório durante todo seu tempo de vida útil — com custos de retificação reduzidos —, é importante manter o maquinário em boas condições de conservação.

Esse espaço também deve otimizar a logística operacional, permitindo que diversas atividades sejam realizadas, como movimentação de colaboradores, carga e descarga, processos de manutenção, entre outros.

Leia também: Como é feita a armazenagem de açúcar!

Sendo assim, o formato da infraestrutura do galpão para guardar máquinas agrícolas deve ser pensado de acordo com o maquinário usado na lavoura e necessidades logísticas do negócio. Um armazém para guardar trator e máquinas autopropelidas deve, preferencialmente, ser montado separadamente de onde se localizam os implementos, combustíveis, equipamentos/vala de manutenção, oficina mecânica etc.

O tamanho é variável de acordo com a quantidade de máquinas a serem abrigadas, por exemplo, um trator comum ocupa, em média, 12m² de área. É recomendado que o pé-direito seja alto, em função da altura das máquinas, sendo, no mínimo, superior a 6m². 

Como esse galpão será destinado exclusivamente ao armazenamento de máquinas agrícolas, ferramentas e combustíveis, é preciso levar em consideração também aspectos como controle de ventilação, iluminação e temperatura, visto que agentes como umidade do ar, poeira e calor danificam os componentes e peças, contribuindo com a degradação precoce do maquinário.

Por que um galpão flexível é a melhor opção para máquinas agrícolas?

Como você pôde ver acima, ainda que um galpão para guardar máquinas agrícolas exija uma estrutura simples, é importante que esse local possa ser reconfigurável acompanhando demandas específicas de cada ciclo do planejamento da safra.

Leia também: Quais as principais tendências do agronegócio!

Dito isso, um galpão flexível pode ser a solução ideal para otimizar não apenas o armazenamento de máquinas e equipamentos usados na agricultura, como também os processos operacionais, já que pode ser montado e desmontado em poucos dias, e personalizado com o formato que os produtores acharem melhor.

Quais as vantagens do RL360?

O RL360 é o galpão flexível da Reconlog, um novo conceito em armazenamento tecnológico e inteligente.

Por possibilitar inúmeras formas de montagens e uma infinidade de customizações, o RL360 oferece proteção de qualidade e segurança de acondicionamento para qualquer necessidade operacional, sem demandar os altos custos de investimento para a construção de um galpão de alvenaria.

Em outras palavras, com a solução em armazenagem RL360 é possível montar o galpão para guardar máquinas agrícolas em qualquer local, (desde que o terreno seja plano), com o tamanho que for preciso e munido com os recursos que a operação necessitar, já que é ele permite que seja instalado:

  • Sistema de Exaustão Eólica;
  • Lona Translúcida;
  • Sistema de Iluminação;
  • Ventilador Axial;
  • Lateral Janela;
  • Vedação;
  • Calha de Zinco.

Veja todos os itens adicionais que proporcionam um galpão flexível totalmente personalizado para armazenamento de máquinas agrícolas.
Quer saber mais sobre o RL360, a solução em armazenagem de máquinas capaz de atender todas as diferentes necessidades e demandas do agronegócio? Então, entre em contato com a nossa equipe para descobrir como podemos contribuir com o sucesso de seu negócio!

Posts relacionados
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments