Galpão de alvenaria X galpão de lona: qual a melhor opção?

6 minutos para ler

O galpão de lona é a inovação e a tendência atual para o setor de logística, quando se fala em armazenagem de produtos. Isto porque apresenta estruturas flexíveis, que exigem curto tempo de instalação, a um custo mais acessível do que um galpão de alvenaria.

A flexibilidade é uma característica intrínseca ao galpão de lona, enquanto o galpão de alvenaria é fixo e inflexível. 

Neste artigo, você vai entender as diferenças entre os dois modelos e descobrir qual a melhor opção para sua empresa.

Quais as características do galpão de alvenaria?

O galpão de alvenaria mostra-se como uma solução com maior custo de execução do que uma galpão de lona. Além disso, seu tempo de instalação é maior e a obtenção dos documentos necessários para sua regularização e funcionamento é mais burocrática e trabalhosa do que um galpão lonado. 

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas do Estado de São Paulo – SINDUSCON – SP aponta que o custo básico de um galpão de alvenaria industrial, em setembro de 2021, foi de R$ 1.004,31, por metro quadrado. 

Porém, cabe lembrar que este valor considera apenas mão de obra, materiais e equipamentos utilizados para sua construção. E que desconsidera, os itens da seção 8.3.5 da NBR 12.721/06, como fundações especiais, elevadores, equipamentos e instalações, como, por exemplo, sistemas de ventilação e exaustão e instalação de ares-condicionados, além de playground, obras e serviços complementares. O investimento é alto e de demorado retorno.

Para a implantação de um galpão de alvenaria, é necessária a elaboração de um projeto e similarmente, sua aprovação junto aos órgãos competentes. Ao término da obra civil, é preciso obter o “Habite-se”. Ou seja, o documento de regularização da obra, que tem custo elevado, pois é calculado por metro quadrado de acordo com tabelas do órgão regulador.

Quais as características do galpão de lona?

A estrutura montada para o galpão de lona é mais barata que a do galpão de alvenaria. Além disso, é extremamente adaptável a qualquer terreno plano e não necessita de fundações especiais como ocorre no galpão de alvenaria. Como são montados em módulos, podem ser acomodados em largura, comprimento e altura, de acordo com o local e com os objetivos da empresa. 

Montagem

Para a montagem do galpão de lona, não é preciso aprovar seu projeto junto aos órgãos competentes, como no galpão de alvenaria. Assim como, não é necessário obter o Habite-se ao término da obra. A princípio, o galpão de lona não exige recolhimento de impostos territoriais nas áreas urbanas, pois se trata de um bem removível de natureza provisória. Este fato, porém, pode variar entre as prefeituras municipais.

Instalação 

O tempo de instalação do galpão de lona é consideravelmente menor que o do galpão de alvenaria. Isto porque  sua implantação não precisa aguardar os períodos obrigatórios que devem ser respeitados por cada etapa, quando da execução de uma obra civil.

Igualmente, a flexibilidade está intrínseca aos projetos dos galpões de lona. Cada projeto pode ser readequado e personalizado, de acordo com cada necessidade da empresa. E o layout pode ser alterado, permitindo que a área do galpão seja diminuída ou ampliada, quando for necessário.

Precisa tirar mais duvidas sobre a istalação do RL360 em sua planta? fale com um de nossos especialistas.

Benefícios do galpão de lona em relação ao galpão de alvenaria 

O galpão de lona possui estrutura treliçada, confeccionada em aço carbono e galvanizada a fogo. A ligação perfeita “encaixada” entre os componentes do galpão de lona aumenta a velocidade e a eficácia do trabalho das equipes na montagem. Consequentemente, haverá baixa necessidade de manutenção da estrutura, ampliando suas vantagens de instalação, em relação ao galpão de alvenaria.

Além disso, está aliado aos preceitos da sustentabilidade, já que não são gerados os resíduos sólidos resultantes da construção do galpão de alvenaria, tão impactantes negativamente ao meio ambiente.

Os vãos livres de até 50 metros de largura e comprimento variável auxiliam numa necessidade de rápida expansão das áreas de estoque dos produtos, já que o galpão de lona pode ser mobilizado e desmobilizado rapidamente. Ao mesmo tempo, sua estrutura é dimensionada para suportar ventos, de acordo com as determinações da norma técnica NBR 6123 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Além de flexível, adaptável e ágil, o galpão de lona é versátil e multifuncional, afinal, sua aplicabilidade é diversa. Bem como os trâmites para sua instalação são muito menos burocráticos, do que os que acompanham a implantação do galpão de alvenaria.

Leia mais sobre os benefícios do galpão de lona: [Galpão de lona: X benefícios para o seu negócio]

O galpão de lona tem aplicabilidades diversas e pode atender às demandas de armazenamento e estocagem das empresas, tanto em áreas rurais, como urbanas. Assim, atende ao mercado agrícola, ao setor de comércios, serviços e às indústrias. Do mesmo modo, permite que se instale equipamentos específicos de climatização, ventilação ou iluminação, personalizando o local para responder às demandas necessárias para cada tipo de produto armazenado.

Conclusão 

O galpão de lona RL360 é a solução para as empresas que precisam, emergencialmente, armazenar seus produtos, pois, em tempo recorde, garante eficiência e qualidade em armazenamento. Por exemplo, um galpão em área aproximada de 4.000 m², pode ser montado num período de dez dias. 

A personalização do galpão pode ser adaptada a cada cliente. Os itens adicionais, como portão deslizante, túnel de conexão, portas de acesso ou sistemas de exaustão eólica, podem ser instalados da forma como convier, a fim de garantir agilidade nas operações logísticas das empresas.

Entenda as principais diferenças entre o galpão de lona e de alvenaria e saiba como sua empresa pode melhorar suas operações logísticas e de armazenagem.

Por fim, flexibilidade, adaptabilidade, agilidade, versatilidade e multifuncionalidade são aspectos intrínsecos ao galpão de lona Reconlog, que se apresenta, nos tempos atuais, sem dúvida, com a melhor opção em relação ao galpão de alvenaria.

Posts relacionados
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments