Iluminação para galpão: conheça os principais tipos

7 minutos para ler

A iluminação para galpão industrial é, sem dúvida, um dos grandes desafios para garantir a qualidade ambiental do galpão. Afinal de contas, várias são as dúvidas sobre o assunto: é possível aproveitar a luz natural, ou é necessário, obrigatoriamente, manter a iluminação para galpão artificial durante todo o dia?

Com a iluminação artificial, é possível otimizar os custos, melhorar a eficiência energética e manter o ambiente devidamente claro e confortável.

Siga lendo este artigo, que lhe mostrará a importância da iluminação para galpão e trará dicas valiosas sobre o assunto.

Qual a importância da iluminação para galpão?

A iluminação adequada traz efeito extremamente positivo para os funcionários, pois proporciona disposição, aumenta a produtividade e a segurança das operações. 

A norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 preconiza sobre a iluminação adequada aos diversos tipos de ambientes de trabalho internos. A norma trata tanto da quantidade de luz que deve ser presente, como também sobre a sua qualidade. Segundo a norma, os objetivos de fornecer iluminação adequada a um ambiente são visibilidade, movimentação, segurança, produtividade e ergonomia visual.

Portanto, o projeto de iluminação para um galpão de lona, por exemplo, deve ser planejado com todo cuidado e executado com a máxima atenção. Além disso, devem atender às normas técnicas cabíveis. A não existência de um ambiente bem iluminado pode colocar os funcionários em risco, provocar acidentes e causar erros de operação. 

O que levar em conta num projeto de iluminação para galpão?

Projetos mal executados podem ocasionar aumento das manutenções e reparações, maximizando os custos e diminuindo a produtividade. São diversos os aspectos a serem considerados no projeto de iluminação para galpão.

Iluminância 

A iluminância é a quantidade de luz que incide sobre determinado local. Assim, a iluminância leva em consideração quantas luminárias serão necessárias para iluminar o galpão. 

No momento em que se compra uma luminária, deve-se verificar o fluxo luminoso do produto, ou seja, o quanto a luz, de fato, ilumina. Este item vem especificado na embalagem como lúmen (lm). Sabe-se que quanto mais alto o número, maior será o fluxo luminoso, isto é, o alcance e a distribuição da luz.

Com unidade de medida chamada Lux, a iluminância determina o quanto o fluxo luminoso incide em uma unidade de área. Isto é, a distância e a densidade da luz que atinge uma superfície. Na iluminação para galpão, isto é muito importante, já que este local é amplo e seu pé direito é alto. 

A norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 determina o lux mínimo exigido em cada ambiente, que varia de acordo com o ramo de atividade. Na iluminação para galpão, são necessários, pelo menos, 300 Lux.

Reprodução de cor e temperatura de cor

A reprodução de cor é a necessidade que a indústria tem de reproduzir fielmente a cor do objeto. Este item é medido pelo índice de reprodução de cor, conhecido por IRC. Quanto mais próximo de 100, mais exata é a reprodução de cor do objeto. 

A temperatura de cor ou cor da luz é medida em Kelvin (K). E as lâmpadas podem ser de variados espectros, assim sendo: 2.500K a 3.000K, para as quentes; 4.000K a 5000K, para as neutras; 5.000K a 6.500K, no caso das frias.

Na iluminação para galpão, estes itens variam de acordo com as especificidades de cada cliente e com os produtos armazenados no galpão. Assim, são adicionados ao projeto e instalados minuciosamente trazendo conforto e segurança ao local. 

Como escolher a iluminação ideal para galpão?

A iluminação para galpão está aliada a um custo alto, devido ao tempo extenso em que o ambiente deve ficar aceso. Portanto, a escolha das luminárias é muito importante na tomada de decisão para a melhor relação custo-benefício possível.

Luminária High Bay Led para iluminação para galpão

A High Bay Led possui uma alta potência luminosa, devido ao seu amplo ângulo de abertura. Por isso, consegue iluminar grandes áreas como galpões industriais e possibilita o fácil retrofit. Seu fluxo luminoso é de 24.000 lúmens. A luminária High Bay Led possui diversas vantagens na iluminação para galpão como: 

  • Eficiência até 5 vezes maior do que as luminárias de vapor metálico; portanto, geram economia de até 80% nos gastos com energia elétrica;
  • Vida útil 10 vezes superior à de outras luminárias;
  • Mais resistente, menor depreciação e, consequentemente, menor manutenção;
  • Utiliza fontes de baixa tensão de operação, tornando-a mais segura;
  • Não emite raios ultravioleta;
  • Ecologicamente corretas, pois não utiliza gases e metais pesados em seus componentes.

Lâmpadas HID vapor de sódio

As lâmpadas de vapor de sódio oferecem alta visibilidade, com baixa poluição luminosa. Seu fluxo luminoso é de 47.000 lúmens. Possui boa vida útil, porém sua durabilidade é menor do que a da High Bay Led.

Lâmpadas HID vapor metálico

São reprodutoras fiéis das cores, todavia sua vida útil é menor que as demais. Apesar disso, alcança maiores níveis de potência luminosa em relação às anteriores. Seu fluxo luminoso é de 77.000 lúmens.

Lâmpadas HID mista

As HID mistas oferecem boa luminosidade. São opções versáteis, pois não necessitam de instalações especiais. Seu fluxo luminoso é de 12.500 lúmens.

A iluminação para galpão deve ser natural ou artificial?

A iluminação para galpão deve ser, antes de mais nada, eficiente. A opção por mesclar iluminação artificial com natural resulta em economia financeira e eficiência energética.

A luz natural no galpão pode ser explorada por meio de aberturas nas paredes ou no telhado. A aplicação do domus prismático impede que o sol incida diretamente sobre as pessoas e maquinários e reduz a necessidade de gastos com a refrigeração do local. 

Além disso, telhados translúcidos com vida útil já vencida ou construídos com material de pouca refletância podem ocasionar problemas de iluminação, não só para os funcionários, quanto para o próprio armazenamento de insumos.

Assim, torna-se essencial a elaboração de um bom projeto de iluminação que considere todas as peculiaridades do ambiente, para que se forneça a melhor iluminação, no menor custo possível.

Quer saber como podemos te ajudar? fale com um de nossos especialistas.

Qual a melhor iluminação para galpão?

Os galpões de lona RL360 da Reconlog são instalados com a melhor tecnologia em iluminação para galpão. As luminárias utilizadas apresentam, além de alta eficiência, vida útil longa. Semelhantemente, possuem mecanismos de proteção contra sobrecarga, curto-circuito e surtos, o que permite equilíbrio na distribuição de energia.

O equilíbrio das cargas do sistema torna-se possível, graças a um fluxo específico de alimentação característico dos projetos da Reconlog. O projeto atende às normas NR10 e NR12 e garante a segurança do cliente e a durabilidade dos galpões em lona. 

Portanto, os galpões de lona RL360 da Reconlog apresentam mais eficiência energética e proporcionam melhor experiência de cores, garantindo comodidade às operações. Com isso, proporcionam o aumento de horas produtivas para a operação com conforto e segurança.

Por meio do departamento de Engenharia Elétrica, a Reconlog conta com profissionais de alta performance, que trabalham focados em oferecer tecnologia de ponta nas soluções em sistemas de iluminação para galpão.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando os posts no blog. Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo.

Posts relacionados
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments