3 motivos para armazenar insumos agrícolas com galpões flexíveis

8 minutos para ler

A falta de conhecimento a respeito das normas para armazenamento de grãos e a ausência de boas práticas de controle de estoque estão entre os principais fatores que levam muitos produtores a perderem insumos agrícolas, o que prejudica os negócios de uma maneira geral.

Contar com uma estrutura adequada, como um galpão flexível e inteligente, obter auxílio de tecnologias inovadoras e cumprir com as regras de armazenagem são apenas algumas das formas de evitar desperdícios e otimizar a produtividade.

Com base neste contexto, separamos uma série de informações importantes sobre como otimizar o controle de estoque agrícola, quais os cuidados determinados pelas normas de armazenagem, quais os benefícios de implementar boas práticas na estocagem de insumos, entre outros pontos essenciais a respeito do assunto. Confira agora!

Quais as principais normas de armazenagem?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão regulador responsável pela padronização e controle dos processos de armazenagem de insumos agrícolas no Brasil. Criada na década de 1940, a entidade pública sem fins lucrativos vem fornecendo informação e soluções para o desenvolvimento tecnológico do país.

É a NBR 15.524, de 2008, que aborda as normas para armazenamento de grãos, isto é, os cuidados e melhores práticas a respeito do controle de estoque agrícola, orientando  sobre como deve funcionar o sistema, a conservação do ambiente e dos itens estocados. Algumas das obrigações, nesse sentido, são:

  • o peso do item jamais deve superar o do piso selecionado para o ambiente;
  • o espaço deve ser devidamente sinalizado;
  • para evitar obstruções, as áreas destinadas à carga e descarga devem ser respeitadas sem exceções;
  • nenhum insumo agrícola deve impedir a passagem parcial ou integral das portas de saída de emergência acessos a equipamentos contra incêndio;
  • o ar deve circular livremente, sobretudo, quando houverem substâncias químicas presentes;
  • cada membro da equipe deve permanecer a pelo menos 50 cm de todas as estruturas laterais;
  • os itens considerados perigosos não podem ter acesso que dependa de escadas para armazenamento;
  • cada membro da equipe responsável por produtos perigosos deve receber treinamento adequado para garantir a segurança e o tratamento ideal.

Quer saber como podemos te ajudar? fale com um de nossos especialistas.

Quais as características dos galpões flexíveis?

Agora que você já conhece as normas para armazenamento de grãos, vale mencionar que um galpão flexível, como o RL360 da Reconlog, pode ser a solução ideal para o controle de estoque agrícola.

O galpão flexível oferece uma vasta gama de benefícios, especialmente se comparado aos tradicionais armazéns em estrutura de alvenaria.

Comumente utilizado em segmentos que lidam com operações logísticas, um galpão flexível oferece uma infinidade de opções de customização, atendendo perfeitamente às demandas e necessidades específicas de armazenamento de insumos agrícolas.

Entre as possibilidades personalização, podemos citar

  • portas de correr;
  • janelas;
  • ventiladores;
  • iluminação elétrica;
  • calhas;
  • portão deslizante;
  • sistema de exaustão eólica;
  • lona translúcida — favorecimento de iluminação natural;
  • sistema de vedação;
  • mureta de contenção;
  • protetores de coluna;
  • túnel de conexão;
  • SPDA (para-raios).

Dessa forma, os produtores podem contar com tudo de que precisam para cumprirem com as normas de armazenamento de grãos e otimizarem a gestão de insumos agrícolas.

Como controlar o estoque de insumos agrícolas?

O controle de estoque agrícola abrange uma série de procedimentos, tecnologias e estratégias logísticas. Veja a seguir algumas boas práticas sobre como realizar a gestão de estocagem de insumos agrícolas:

Use uma lógica para organizar o estoque

Organizar os itens de acordo com a categoria de insumo e frequência de saída, por exemplo, é uma excelente maneira de aumentar a produtividade da equipe e otimizar suas rotinas. Para tanto, é importante que cada profissional conheça o método de organização, pois isso evita falhas humanas e desperdícios desnecessários.

Mantenha o local sempre limpo

A assepsia do local de armazenamento não é somente uma exigência dos órgãos de fiscalização sanitária, mas também a forma mais eficiente de evitar o surgimento de pragas que se alimentam dos grãos, comprometendo toda a remessa.

Cadastre os itens

O produtor deve contar com a tecnologia para cadastrar todos os insumos agrícolas presentes em seu inventário. Essa simples prática é capaz de automatizar o controle sobre toda a cadeia logística.


Por isso, defina um software de cadastramento que, de preferência, seja desenvolvido especialmente para suprir as necessidades do agronegócio. Ele deve ser intuitivo e conhecido por cada profissional da equipe.

Dê uma atenção especial às datas de validade

A gestão das datas de validade é mais um motivo para usar o suporte da tecnologia a favor do controle de estoque agrícola. Afinal, o mesmo sistema usado para cadastrar e controlar os produtos, conta com recursos para controlar os prazos de vencimento dos insumos, evitando problemas como a produção de mercadorias pouco utilizadas, a recompra de materiais já presentes no inventário e o descarte de itens vencidos.

Planeje novas compras com antecedência

Por fim, o planejamento de compras de novos itens de maneira antecipada é uma importante prática de controle de estoque agrícola, pois auxilia na busca de melhores oportunidades, garantindo o custo-benefício das aquisições.

Softwares projetados para gestão de estoque do agronegócio são munidos com Inteligência Artificial, algoritmos e recursos inovadores para analisar dados sobre o próprio negócio e gerar insights para melhorar a tomada de decisões, como projeções de vendas e movimentos futuros do mercado.

Por que é mais vantajoso armazenar insumos agrícolas em galpões flexíveis?

Existem diversas razões para abandonar os armazéns em alvenaria e escolher galpões flexíveis para o armazenamento de insumos agrícolas. Entre elas, podemos citar:

1. Adequação às necessidades do negócio

Já imaginou o quão vantajoso seria poder fazer a armazenagem de insumos agrícolas de maneira geograficamente estratégica, favorecendo a estocagem, o armazenamento e até mesmo os processos de transporte e distribuição?

Pois bem, note que a palavra-chave é “flexível”, ou seja, o armazém altamente tecnológico, resistente e durável para acomodar os grãos pode ser montado, desmontado e remontado em qualquer local do país, dentro de poucas semanas, à medida que o negócio necessite.

2. Cumprimento de prazos e demandas

Ao escolher um fornecedor de galpões flexíveis de confiança e credibilidade, o produtor tem a garantia de que poderá estocar seus insumos agrícolas em segurança, independentemente de imprevistos ou surgimento de demandas emergenciais.

3. Garantia de qualidade do material

Como foi mostrado, a armazenagem de grãos exige cuidados muito específicos como controle de temperatura, umidade e transporte, já que, dependendo do tipo de insumo agrícola, a falta de cuidados pode causar a deterioração do produto, invalidando remessas inteiras.

Sendo assim, um dos principais motivos para armazenar grãos em galpões flexíveis está no fato de que essa é a melhor solução para o controle de estoque e a preservação dos produtos armazenados.

Como escolher o melhor galpão flexível?

Na hora de escolher a melhor solução em armazenamento de insumos agrícolas, é fundamental que os produtores prezem por empresas comprometidas com suas demandas, prazos e particularidades.

A Reconlog é uma das mais importantes fornecedoras de soluções em armazenagem logística do país. Seu galpão flexível RL360 pode ser montado, desmontado e personalizado da maneira como for preciso, atendendo até mesmo os pedidos específicos de seus clientes.

A Reconlog sempre superar expectativas em termos de prazo, pois conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para entregar agilidade na instalação de seus galpões.


Quanto à qualidade do serviço prestado, o RL360 é produzido em materiais de altíssima resistência e durabilidade, com uma estrutura de aço carbono galvanizado a fogo e lona impermeável resistente a ventos, sol, chuva e outros agentes climáticos. É mais do que suficiente para atender às normas para armazenamento de grãos da ABNT.

Como você pôde ver, armazenar insumos agrícolas de maneira segura e eficiente, evitando desperdícios de materiais e prejuízos financeiros ao negócio, é uma tarefa que só depende da escolha do fornecedor ideal de soluções em armazenagem e controle de estoque agrícola.


O que achar de entrar em contato com um de nossos consultores especializados e solicitar mais informações sobre como os galpões flexíveis da Reconlog podem garantir o sucesso do armazenamento de insumos agrícolas de sua empresa?

Posts relacionados
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments