Logística de armazenagem: 5 cuidados importantes que a sua empresa deve ter

8 minutos para ler

A logística de armazenagem é um dos mais abrangentes departamentos dentro de uma empresa, no qual estão inseridas todas as etapas do processo logístico necessário para que os produtos cheguem em segurança e em perfeitas condições ao consumidor final.

No entanto, essa também é uma das áreas da organização que mais enfrenta desafios, pois cada tipo de produto, insumo ou material requer cuidados específicos tanto para o armazenamento quanto para a movimentação. Garantir a armazenagem correta permite que a empresa atenda às demandas em tempo hábil, mantenha boas relações com fornecedores e parceiros comerciais, além de garantir a satisfação do cliente.

Por isso, neste conteúdo, você entenderá o que é logística de armazenagem, quais seus diferentes tipos e quais as etapas envolvidas no processo. Mostraremos também os principais cuidados que essa estratégia exige, entre outras informações pertinentes ao assunto. Confira agora!

O que é logística de armazenagem?

Logística de armazenagem é o conjunto de processos envolvidos no armazenamento, conservação, distribuição e gerenciamento de produtos, materiais ou insumos. Ela faz parte de uma das mais importantes áreas de operações logísticas, visto que influencia diretamente no cumprimento das entregas dentro dos prazos estabelecidos, na produtividade do negócio e no manejo de custos.

Qual a importância desse tipo de logística?

A logística de armazenagem é importante não apenas por evitar o desperdício ou danificação de produtos ou materiais, mas também porque garante o melhor aproveitamento de cada recurso da organização. A negligência por parte dos gestores pode gerar dificuldades na gestão do armazenamento, acarretando em prejuízos.

Entre os motivos pelos quais esse tipo de logística é fundamental, podemos citar:

  • maximiza a eficiência da mão-de-obra;
  • garante a produtividade;
  • aumenta a segurança dos produtos e matérias-primas;
  • evita os desperdícios;
  • equilibra ofertas em todas as épocas do ano;
  • auxilia na utilização correta dos recursos;
  • proporciona maior controle sobre as perdas;
  • reduz os custos com instalações, armazenamento e mão-de-obra;
  • melhora o processo de produção.

Para que a empresa usufrua de todos esses benefícios, é preciso que os profissionais responsáveis apliquem boas práticas de gestão em cada uma das etapas envolvidas no processo de logística de armazenagem.

Quais as etapas da logística de armazenagem?

Uma logística de armazenagem, distribuição e estoque abrange, basicamente, seis diferentes etapas. São elas:

  • recebimento de produtos ou materiais – consiste na etapa recebimento dos itens que serão estocados nos galpões da empresa;
  • conferência de itens – etapa fundamental, pois é quando ocorre a conferência dos pedidos e possíveis inconsistências são detectadas como excessos, falhas, desconformidades e avarias;
  • estocagem – envolve cada processo necessário para que os itens sejam armazenados em segurança e suas condições sejam preservadas;
  • picking (separação dos pedidos) – é o momento em que os produtos são identificados no sistema, localizados no estoque e conduzidos para a área de separação;
  • packing (embalagem) – é a etapa posterior ao picking, mas só é necessária no caso de itens que chegam na empresa sem estarem devidamente embalados para consumo;
  • expedição – consiste na etapa final da logística de armazenagem, que é quando a mercadoria é enviada ao seu destino final, seja o processo de produção, ponto de venda ou cliente final.

6 tipos de armazenagens

Há uma grande variedade de formatos para armazenagem, estoque e distribuição de produtos. Veja a seguir os principais tipos:

  1. Armazenagem por agrupamento;
  2. Armazenagem em função das prioridades;
  3. Armazenagem por tamanho e peso;
  4. Armazenagem por frequência;
  5. Armazenagem com separação entre lote diário e lote de reserva;
  6. Armazenagem por setores de montagem.

Como garantir uma logística de armazenagem eficiente?

Agora que você já entende o que é logística de armazenagem, quais suas etapas e principais tipos, mostraremos uma série de boas práticas para torná-la mais eficiente.

1. Conte com o auxílio da tecnologia

Em tempos de transformação digital, a presença de soluções tecnológicas é cada vez mais comum nas empresas modernas. Portanto, não poderia ser diferente no cotidiano da logística de armazenagem e distribuição.

Adotar um software de gestão integrada desenvolvido para suprir as demandas específicas da logística pode otimizar todo o processo de execução de suas etapas. Esse tipo de sistema ajuda a identificar gargalos e erros na logística, facilitando a obtenção de soluções em tempo hábil.

Sem mencionar o fato de que automatiza procedimentos manuais, permite a localização de itens em tempo real e integra diferentes departamentos da organização em um único ambiente digital.

2. Faça um planejamento dos processos

O  planejamento de processos deve envolver todas as questões relativas aos cuidados com os itens armazenados, desde o mapeamento dos itens, passando pelos procedimentos de gestão, até questões de acondicionamento dos produtos como iluminação, temperatura etc.

Dessa maneira, a organização pode atender cada etapa do processo com muito mais eficiência e precisão. Para isso, é preciso analisar a cadeia de atividades e verificar a forma como as mercadorias são recebidas, preparadas e distribuídas aos consumidores. Além do mais, é preciso mapear os estágios e revisá-los constantemente para que sua funcionalidade seja garantida.

3. Opte por um bom modelo de reposição

É possível escolher entre o formato de reposições periódicas ou contínuas. Essa escolha dependerá do tipo de item armazenado.

Por exemplo, para mercadorias de valor agregado, é comum que as empresas optem pela reposição contínua, isto é, quando o estoque alcança um ponto de reposição gerando pedidos na hora. Sua maior vantagem está no fato de reduzir custos com armazenagem, pois o estoque se mantém em níveis baixos.

Já, no formato de reposição periódica, o processo é realizado por meio de um agendamento prévio, e é comumente aplicado no caso de empresas cujos itens armazenados têm menor valor agregado, ou seja, que representam uma parcela menos robusta na lucratividade do negócio. Aqui, não há risco de ficar sem material, caso ocorra alguma mudança brusca no comportamento de consumo, visto que é criada uma rotina de recebimento.

4. Organize o layout do armazém

As condições e a forma como os estoques são distribuídos é crucial para que a logística de armazenagem seja bem-sucedida. Isso se deve ao fato de que um layout inteligente contribui para a movimentação dentro do local.

É importante que a empresa tenha um bom planejamento para acrescentar itens aos armazéns, de modo que se leve em consideração aspectos como a prioridade de manuseio, materiais que exijam mais espaço, entre outras questões. Um layout bem alinhado com a linha de produção favorece essa prática, além de melhorar o aproveitamento dos espaços disponíveis e ajudar a reduzir o tempo do processo.

5. Garanta a segurança e as condições dos itens armazenados

Por fim, mas não menos importante, para que se preservem as condições dos itens armazenados nos galpões da empresa, é imprescindível que os gestores adotem os procedimentos adequados de uma boa logística de armazenagem e estoque.

Por exemplo, a escolha de um galpão de lona para armazenagem não somente contribui para a redução de custos, mas também, se o material for adquirido de um fornecedor de confiança, garante que as condições dos produtos ou insumos armazenados sejam totalmente preservadas. Diferente do que muitos gestores pensam, o fato de um galpão ser construído em alvenaria, por exemplo, nem sempre é sinônimo de proteção. Dependendo das necessidades de seu negócio, um galpão de lona pode ser a solução ideal.

Para concluirmos, vale reforçar a importância da escolha de métodos de qualidade para a logística de armazenagem, já que essa ampla vertente da logística operacional abrange não apenas questões estratégicas ligadas ao planejamento, mas também a escolha dos fornecedores de soluções para o armazenamento dos itens.

Quer saber mais sobre como a Reconlog pode ajudar a sua empresa a estabelecer uma logística de armazenagem mais eficiente? Então entre em contato com a nossa equipe para conhecer nossas soluções!

Posts relacionados
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eliandra Tavares
Eliandra Tavares
8 meses atrás

Excelente solução de negócio, muito interessante para quem quer girar rápido seu capital!