Logística estratégica: eficiência, autonomia e expertise para a sua operação

6 minutos para ler

Logística estratégica: como aplicar em minha operação?

Se você quer trazer mais eficiência, autonomia e expertise para a sua operação, investir em um planejamento de logística estratégia pode mudar, para melhor, seus processos de armazenagem e distribuição. Isso porque, com a premissa de revolucionar as operações, ao passo que o crescimento da empresa é acelerado, esse é um conceito existente no mercado que pode ser benéfico para todos os negócios. 

Então, se você quer otimizar a operação logística da sua organização com um planejamento assertivo, siga a leitura deste conteúdo e aprenda dicas que vão te ajudar a aplicar as estratégias logísticas mais adequadas para sua operação e ainda garantir melhor aproveitamento do layout da estrutura contratada. 

Logística estratégica, o que é e como ela é vista?

Estratégia logística pode ser entendida como a movimentação eficiente de materiais dentro de uma cadeia de suprimentos a fim de otimizar custos e operações. No entanto, além disso, esse é um conceito que remete ao meio de encontrar a maneira mais eficiente de distribuir mercadorias e manter um alto nível de serviço em todas as fases operacionais.

Resumidamente, a logística estratégica atua como uma solução de armazenagem mais robusta, uma vez que, por meio do planejamento correto, evita gastos desnecessários, melhora os processos internos e cria uma vantagem competitiva para a organização. 

Qual a importância da logística estratégica para as empresas?

Existem muitas vantagens em implementar a logística estratégica em uma empresa. As principais razões se concentram no fato de esse processo elevar a satisfação do cliente, visto que o serviço é realizado com mais agilidade e qualidade. 

Do mesmo modo, criar um plano de logística eficiente pode auxiliar as empresas a evitarem pequenos sustos. Isso porque, com processos organizados e padronizados, a flexibilidade da cadeia de suprimentos não será um grande problema para a organização, uma vez que impactos de mudanças iminentes serão facilmente identificados. 

7 dicas para você construir uma estratégia logística eficiente

Agora que você sabe o que é uma estratégia logística e qual a sua importância para as organizações que querem otimizar processos e reduzir custos, confira, a seguir, algumas dicas para você construir o seu próprio planejamento de maneira eficiente.

1. Elabore um planejamento estratégico

Como citado anteriormente, quando você cria um planejamento estratégico com foco em otimizar todos os processos logísticos da organização, você tem mais controle e eficiência na tomada de decisão. 

Então, antes de tudo, você deve definir qual é o foco de otimização do seu armazém neste momento. Você quer reduzir custos? Melhorar a produtividade? Independente da sua resposta, o importante é que você defina isso para que a estratégia funcione como planejado

2. Trace metas a curto, médio e longo prazo

É fato: o principal objetivo de qualquer estratégia de logística é entregar os produtos certos para os clientes certos, no momento certo e com o menor custo possível. Nesse sentido, os três aspectos principais do planejamento logístico estratégico incluem metas de longo prazo e os meios e processos para atingir essas metas.

3. Mapeie e otimize toda a cadeia logística

Toda organização precisa se concentrar na eficiência da cadeia de suprimentos, principalmente no cenário atual, onde os consumidores exigem cada vez mais atendimento rápido e trocas sem problemas com as empresas com as quais fazem negócios. 

Quando falta eficiência, as empresas perdem clientes valiosos para seus concorrentes — geralmente aqueles que dominam a otimização da cadeia de suprimentos e podem cumprir as promessas de atender às demandas modernas.

Por isso, é fundamental que a cadeia logística seja otimizada. Para isso, uma boa estratégia é investir em programas de treinamento contínuo, no desenvolvimento dos funcionários e na comunicação direta entre todos os setores do armazém. 

4. Utilize tecnologia

Quando você utiliza tecnologia no processo de estratégia logística, é mais fácil automatizar os processos. Como resultado, erros humanos são atenuados, ao passo que a produtividade e qualidade do serviço é aumentada. 

Claro, é fundamental que bons profissionais façam parte de todo esse planejamento, mas a medida que a tecnologia é implementada na logística de armazenagem, menos tempo e orçamento desnecessários são gastos. 

5. Monitore os KPIs

É fundamental identificar os principais indicadores de desempenho (KPIs). Isso deve incluir ciclos de pedidos do cliente, tempo da doca ao estoque e ciclos de coleta para envio. Além disso, a precisão de seu estoque deve ser considerada, como também o custo total do processo.

6. Contrate bons fornecedores

Se você tem um bom fornecedor, você tem tudo. Afinal, é por meio dos fornecedores que você conseguirá organizar e distribuir os itens do seu armazém logístico. Por isso, busque contratar empresas de confiança e reconhecidas no mercado para que você não passe por alguma situação adversa no futuro. 

7. Organize seu galpão flexível e seus processos

Ter em sua operação um galpão flexível organizado e eficiente ajuda na otimização de custos e principalmente tempo, pois os galpões são totalmente personalizados, podendo incluir portões a cada 5 metros de distância de um eixo para o outro, que garante um layout eficiente e facilita a localização dos produtos rapidamente a fim de prepará-los para saída.

Conheça os benefícios de armazenagem e operações logísticas em um galpão flexível.

Então, quanto mais organizado e padronizado o seu armazém estiver, melhor para os seus resultados futuros e para a fidelização de consumidores

Por fim, esperamos que o artigo de hoje tenha conseguido responder as suas principais dúvidas sobre estratégia logística. Agora, se você quer contar com a ajuda de uma empresa reconhecida no mercado para estabelecer uma logística mais eficiente e, com a possibilidade de contratar um galpão flexível, entre em contato com a nossa equipe e conheça nossas soluções!

Posts relacionados
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments