Operação logística: tudo que você precisa saber para otimizar o seu projeto

7 minutos para ler

Otimizar a operação logística é um dos objetivos mais almejados por gestores de empresas que competem no panorama acirrado que é o mercado da era da transformação digital, especialmente devido às mudanças constantes no comportamento do consumidor 4.0. 

Para isso, é preciso estruturar processos internos, mapear e padronizar diversas atividades, utilizar a tecnologia em benefício do negócio, investir em uma boa infraestrutura para armazenagem, entre outros pontos cruciais para uma gestão otimizada.

Com base nesse contexto, preparamos este post para que você entenda que é uma operação logística e quais as melhores práticas para otimizar os processos inerentes a cada etapa. Confira agora!

O que é uma operação logística?

Em termos simples, uma operação logística consiste em uma cadeia de processos envolvidos em todas as etapas para que um produto ou serviço possa ser comercializado, isto é, desde a armazenagem de insumos, produtos ou materiais, passando pela organização do estoque até a distribuição ao consumidor final.

Cada etapa de uma operação logística abrange uma grande variedade de tarefas, procedimentos e responsabilidades para que as entregas sejam realizadas dentro do prazo planejado e sem que a qualidade dos produtos ou serviços seja comprometida.

Contar com uma gestão de operações logística mais eficiente não apenas prepara a equipe para enfrentar os principais desafios desta complexa cadeia de processos, como também melhora os diferenciais competitivos da empresa.

Além disso, otimizar a operação logística proporciona vantagens como:

  • Redução de custos operacionais;
  • Maior produtividade da equipe;
  • Melhoria da qualidade do produto ou serviço;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Consolidação da empresa em seu mercado.

Além do fato de que um planejamento logístico eficiente permite que os gestores tenham uma visão mais ampla da realidade do cenário econômico, das estratégias de seus concorrentes e do próprio negócio.

5 passos para otimizar sua operação logística

Otimizar os procedimentos relativos à operação logística de uma empresa é uma tarefa que exige bastante planejamento e visão estratégica do negócio. Veja a seguir uma série de dicas para colocar em prática!

1. Muito importante! mapeie e padronize os processos

Um dos pontos-chave de uma operação logística otimizada é a compreensão estendida a respeito de seus processos, como a frequência e intensidade com que cada item entra e sai diante de determinados períodos sazonais do ano. 

Ao ter essa visão, os gestores podem tomar melhores decisões na hora de realizar pedidos para reposição de insumos ou produtos, além de organizarem melhor as vendas. Por exemplo, em uma loja virtual, a mercadoria precisa ser separada, embalada e encaminhada ao cliente final.

2.Utilize o suporte da tecnologia, sempre! 

Os ERPs, como são mais conhecidos, são sistemas tecnológicos altamente modernos que têm sido utilizados para otimizar operações logísticas do negócios de todos os portes e segmentos.

Esses softwares de gestão contam com uma grande variedade de recursos que podem automatizar todo o tipo de tarefas operacionais, além de permitirem que os dados da empresa sejam centralizados em um único servidor, integrando as informações de todos os departamentos em única fonte. Dessa forma, os gestores podem tomar decisões mais assertivas e proporcionar agilidade em cada etapa do projeto.

3.Estabeleça indicadores de desempenho, controle tudo sobre

A melhor maneira de não perder o controle do andamento das operações e a evolução dos processos inerentes à cadeia logística é estabelecer bons indicadores de performance, também conhecidos como KPIs.

Essas ferramentas proporcionam informações cruciais sobre o desempenho de cada etapa da operação. Felizmente, nos dias atuais, existem softwares de gestão que contam com ótimas métricas para analisar processos e cruzar informações, gerando dados úteis, como:

  • tempo de ciclo de produção;
  • percentual de coletas e entregas realizadas no prazo;
  • índice de avarias e devoluções no transporte;
  • custos de armazenagem;
  • custos de frete.

Entre outros fatores.

4.Negocie com fornecedores e parceiros de credibilidade

Desenvolver boas parcerias comerciais é um dos fatores que mais pode afetar uma operação logística. No caso dos fornecedores de insumos ou mercadorias, por exemplo, é fundamental contar com empresas comprometidas com os seus prazos de entrega, mesmo que eventualmente possam ocorrer demandas emergenciais.

Já em termos de armazenagem, negocie somente com organizações que tenham um ótimo histórico de cumprimento de prazos e soluções personalizadas dentro de espaços de tempo curtíssimos, como a Reconlog com seu galpão de lona flexível e inteligente RL360.

5. Escolha a melhor solução em armazenamento

Por fim, mas não menos importante, os métodos de armazenamento de itens como insumos ou mercadorias estão entre as etapas mais importantes de uma operação logística. Cada segmento do mercado tem suas particularidades de armazenagem que exigem cuidados específicos com questões como espaço, temperatura, nível de umidade do ar etc.

Não contar com uma solução eficiente e segura para a armazenagem de seu negócio pode não somente impactar a qualidade do produto entregue ao cliente, mas também comprometer demandas inteiras, gerando desperdício e prejuízos inestimáveis para a empresa.

Visto que muitas organizações não podem investir em grandes infraestruturas para terem seus próprios espaços destinados a estocar insumos ou mercadorias, a melhor maneira de otimizar essa etapa da operação logística é apostar em soluções versáteis, inteligentes e econômicas, como o aluguel de um galpão de lona.

7 benefícios de armazenagem e operações logísticas utilizando o galpão de lona RL360

Tanto a compra quanto o aluguel de galpões de lona RL360 é uma excelente opção para empresas que necessitam aprimorar suas operações logísticas em curtíssimos espaços de tempo, sem demandar aumento de custos ou afetar a qualidade dos produtos ou serviços finais.

O RL360 é a solução em armazenagem ideal para suas operações logísticas, pois além de contar com materiais de alta qualidade e tecnologia de ponta, sua estrutura modular permite que esses galpões sejam montados da forma como seu negócio precisar. Ou seja, um verdadeiro Centro de Distribuição ao dispor da sua empresa, não importa o nível de urgência ou especificidade que ela exija.

Entre os inúmeros benefícios que o galpão de lona RL360 pode garantir à sua operação logística, podemos citar:

  1. Montagem mais rápida do mercado (veja case de 4 mil metros² montados em 8 dias)
  2. Não necessita de fundações ou obras civis;
  3. Isenção de IPTU para muitos estados;
  4. Pouca interferência de órgãos públicos na execução do projeto;
  5. Ecologicamente correto;
  6. Largura, comprimento e altura modulares;
  7. Lonas com tratamento anti-chamas e proteção UVA e UVB;
  8. Zero manutenção na locação;
  9. Investimento mais baixo do que soluções semelhantes como galpões de alvenaria ou pré-moldados.

Conheça as melhores soluções para otimizar as operações logísticas de seu negócio com o galpão de lona RL360! Então entre em contato com a nossa equipe, estamos online. 

Posts relacionados
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments