Tipos de Armazenagem: saiba como escolher a melhor solução de negócio para o seu projeto

6 minutos para ler

Solução para armazenagem

Durante muitos anos, os gestores davam à armazenagem somente a finalidade de guardar determinados produtos ou materiais. Contudo, à medida que o mercado evoluiu, empresas dos mais diversos segmentos começaram a notar o seu potencial para aumentar a produtividade e o rendimento, não apenas das operações logísticas, mas também de outros departamentos como finanças e marketing.

Dado o contexto, é importante destacar que a escolha da melhor solução para armazenagem é uma tarefa que exige uma perspectiva ampla sobre o próprio negócio. Por isso, preparamos este post para que você saiba o que levar em conta para tomar a melhor decisão. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Quais as principais soluções para armazenagem?

Na logística, a armazenagem de materiais ou produtos é um processo que envolve muita responsabilidade, visto que não basta separar um espaço e simplesmente alocar itens em seu interior. É necessário catalogar, registrar a entrada e saída, gerenciar adequadamente, sem mencionar os cuidados que cada tipo de material exige.

Veja a seguir os três principais formatos de soluções para armazenagem:

Armazenagem própria

Como consta no termo, essa é a armazenagem feita pela própria organização, isto é, a empresa cuida de toda a questão do espaço em que os itens serão depositados. Tanto o galpão quanto os processos que serão definidos ficam inteiramente sob sua responsabilidade.

Embora ofereça grandes vantagens, muitas empresas não podem contar com esse formato por conta de fatores como o alto investimento em infraestrutura e a impossibilidade de mudar o local da armazenagem para atender a demandas específicas, caso seja necessário.

Armazenagem contratada

Muitas companhias têm apostado nesse tipo de armazenagem devido ao fato dela dispensar a necessidade de cuidados excessivos por parte da organização. Nesse formato, todos os processos logísticos relacionados ao armazenamento ficam sob responsabilidade de uma empresa terceirizada, tais como:

  • mão de obra própria;
  • treinamento e capacitação de funcionários;
  • cuidados com os produtos;
  • movimentação dos materiais dentro do armazém.

Como todas as etapas de estocagem são acompanhadas de perto, a armazenagem terceirizada pode ser um ótimo recurso para evitar perdas, danos e desperdício de produtos.

Armazenagem alugada

Neste formato, a empresa aluga um galpão para armazenagem para suprir suas necessidades de estocagem de materiais ou produtos, mas pode utilizar sua própria equipe para cuidar dos processos logísticos ou, ainda, se preferir, terceirizar os profissionais responsáveis por essas etapas.

A principal vantagem está na versatilidade, pois a empresa pode contar com soluções para armazenagem feitas sob medida, já que, hoje em dia, existem galpões flexíveis com estrutura modular que podem ser montados e desmontados em poucos dias para atender às mais específicas demandas de cada negócio.

Quer saber como podemos te ajudar? fale com um de nossos especialistas.

Comprar ou alugar um galpão de lona: qual a melhor solução para armazenagem?

Ao comprar um galpão de armazenagem, a empresa tem mais autonomia para personalizar o local de armazenamento da forma como desejar do que ao alugar. Porém, nossa recomendação é que esse investimento seja feito em um galpão de lona, em lona de altíssima resistência e com estrutura modular.

Dessa forma, a organização supre suas necessidades de armazenamento e não fica presa a um único formato, o que é muito importante visto que as demandas do mercado têm mudado a cada dia, devido ao rápido processo de evolução no comportamento de consumo fomentado pela transformação digital.

É claro que essa alternativa exige um investimento financeiro mais robusto. Portanto, a opção de alugar um galpão pode ser a mais viável dependendo dos objetivos de seu negócio, do atual momento em que ele se encontra, do tempo que essa estrutura será necessária e se uso será pontual ou recorrente.

Galpão de lona RL360

Como escolher a melhor solução para armazenagem

Para escolher sua solução para armazenagem, há uma série de aspectos que devem ser levados em conta. Veja a seguir como escolher o melhor galpão para armazenamento de produtos ou materiais!

Necessidade de espaço

Dependendo do tipo de produto ou insumo que sua empresa movimenta, nem sempre ela poderá contar com o espaço que realmente necessita, ainda que conte com uma armazém próprio. E essa é uma das vantagens de alugar um galpão para logística de armazenagem que pode ser montado de acordo com as especificidades do seu negócio.

Personalização

Você sabia que existem soluções para armazenagem, como um galpão em lona que oferece benefícios à logística, que podem ser personalizadas da forma como sua empresa precisar?

Por ser flexível e montado com estruturas modulares, esse formato de galpão permite que sejam adicionados componentes específicos para atender às necessidades de seu segmento de atuação, como portas de acesso, sistemas de exaustão eólica, ventilador axial, sistemas de vedação e muito mais.

Eficiência

Em um panorama cada vez mais competitivo como o atual, os gestores têm tido dificuldades para planejar a logística devido ao fato de, muitas vezes, novas demandas surgirem do dia para a noite.

Sendo assim, na hora de escolher a melhor solução para armazenagem, considere uma empresa capaz de atender demandas urgentes em tempo recorde, garantindo todos os benefícios à sua armazenagem e operações logísticas.

Por que a Reconlog oferece a melhor solução para armazenagem?

A Reconlog oferece ao mercado uma das mais inovadoras soluções para armazenagem da atualidade: o RL360, um novo conceito de galpão de lona.

Suas estruturas são cuidadosamente projetadas com tecnologia de ponta para atender a demandas de qualquer segmento, independentemente de qual seja o tipo de armazenamento do negócio.

Além de contar com um vão-livre que pode se estender de 10 a até 50 metros, otimizando ao máximo o aproveitamento do espaço, sua infraestrutura é feita para suportar até mesmo fenômenos ambientais hostis, como ventos fortes, conforme estabelecem as determinações da NBR 6123 da ABNT.

O RL360 é uma solução para armazenagem muito versátil e pode ser utilizada tanto para companhias localizadas em regiões urbanas quanto rurais, já que só necessita de uma área razoavelmente plana para ser montado.

Entre seus benefícios, podemos citar:

  • Agilidade
  • Personalização
  • Versatilidade
  • Eficiência

Quer saber mais sobre as soluções para armazenagem oferecidas pela Reconlog? Então entre em contato com a nossa equipe para conhecer os melhores galpões em lona e com estrutura modular disponíveis no mercado!

Posts relacionados
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments